sábado, 14 de maio de 2011

POLÍTICA DO PASSADO AO PRESENTE.

A Oligarquia Aroso comanda a politica local há várias décadas. A população do Conj. Maiobão sempre se opós a esse grupo. Tivemos vários movimentos contra essa politica oligarquíca, no entanto, o que mais se destacou foi o surgimento do Grupo Solidariedade, que revelou como principal liderança o advogado Domingos Dutra. Dutra conseque se articular e se elege deputado estadual, devido seu desempenho elege-se deputado federal, deixa o mandato para ser vice-prefeito de Jackson Lago. Durante esse período surge novas lideranças: O saudoso vereador Raimundo Careca do PC do B, Raimundinha do PT e Mábenes Fonseca. Raimundinha conseque se eleger vereadora pelo PT, mais logo se entrega aos braços da Oligarquia Aroso, colocando em risco a sua carreira politica.

Mábenes Fonseca assume a liderança da oposição e exerce muito bem a função. Bate de frente com a Oligarquia, critica, denuncia e apresenta um discurso afinado com a classe trabalhadora, defende a moralidade e transparência na administração pública. Pelo seu bom desempenho conseque conquistar a confiança dos moradores do Conj. Maiobão, e por uma questão de estratégia para se eleger prefeito se alia as Oligarquias Sarney e Aroso, embora contrariando a sua história politica o povo do Maiobão resolve votar em Mábenes e o elege prefeito.

Em 2000 Mábenes é eleito prefeito e assume em janeiro de 2001. Um dos primeiros atos do prefeito é cobrar o IPTU retroativo aos anos anteriores, imposto que ele aconselhava a população a não pagar. Isso criou uma grande revolta nos moradores do Conj. Maiobão e um desgate muito grande no inicio do seu governo. Domingos Dutra que se encontrava morto politicamente aproveita do momento e volta a militar na politica local, reativando com Nonato Nogueira, Diniz, Professor Ferreira da Silva, Zé Carlos, Luis Carlos, Oscar e Candeia o Grupo Solidariedade e passam a fazer oposição ao Prefeito Mábenes Fonseca, inclusive fazendo várias denuncias no Ministério Público por enriquecimento ilícito, cobrança ilegal de imposto e nepotismo. Em 2002 Gilberto Aroso consegue eleger o verador Zé Gomes presidente da Câmara Municipal. Em 2003 rompe definitivamente com o prefeito Mábenes Fonseca, articula um grupo para denunciar o prefeito na justiça por corrupção. No mesmo período procura apoio no Grupo Solidariedade com objetivo de promover manifestações e passeatas para pressionar a justiça e a câmara municipal a tomar uma posição diante das denuncias contra o prefeito Mábenes Fonseca. Em dezembro de 2003 Mábenes Fonseca é cassado pela câmara municipal por desvio de dinheiro do Prevpaço e Gilberto Aroso assume a prefeitura. Em 2004 os partidos de esquerda PT, PC do B, PSB e PTC formam um bloco para apoiar o Professor Josemar indicado candidato pelo PTC, apesar de uma expressiva votação perde as eleições para o poderoso Oligarquíca Gilberto Aroso. Em 2006 Domingos Dutra sai deputado estadual e consegue se eleger. Apesar do prefeito Gilberto Aroso está fazendo uma administração desastrada e com várias denuncias de corrupção, todas as forças politicas de oposição se calam, os partidos de esquerda, o professor Josemar que se dizia representante da oposição e inclusive o Deputado Estadual Domingos Dutra que era um ferrenho opositor da Oligarquia Aroso. Nas eleições de 2008 o Dep. Estadual Domingos Dutra aconselha o PT a apoiar a candidata do PDT Bia Aroso, mais que respeitaria qualquer decisão do Partido. O então presidente do Partido Nonato Nogueira defende a coligação com o PSDB que tem como candidato o Professor Josemar, conseque se articular dentro do partido e derrota no encontro municipal o grupo do Dep. Domingos Dutra que defendia a coligação com o PDT que tinha como candidata Bia Aroso. O grupo do Deputado forja um recurso falso e recorre para o diretório estadual que tem como presidente o Deputado Domingos Dutra que acata o recurso. O Presidente do PT de Paço do Lumiar recorre para o Diretório Nacional não obtendo êxito devido a influência do Presidente Estadual Domingos Dutra. Bia Aroso vence as eleições em 2008 e o Dep. Domingos Dutra se torna uma das pessoas mais influentes do PT na administração Bia Aroso, inclusive fazendo indicações de vários militantes do seu grupo para cargos estratégicos na prefeitura de Paço do Lumiar.

O cenário politico atual é o mesmo de 2004, ou seja, a prefeita Bia Aroso faz uma das piores adminstrações e todos permanecem calados, os partidos de esquerda, o professor Josemar e inclusive o Deputado Domingos Dutra. O Dep. Dutra diz que não se lambuza com a catinga da Oligarquia Sarney, mais aqui em Paço do Lumiar parece que ele está lambuzado dos pés a cabeça com a catinga da Oligarquia Aroso. Oxalá! Deputado.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário