sábado, 18 de junho de 2016

Agentes penitenciários seguem em greve e policiais retomam paralisação

Agentes e inspetores penitenciários suspenderam as visitas de familiares em algumas unidades do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), na manhã deste sábado (18). A paralisação de advertência da categoria segue até este domingo (19). Já os policiais civis, que haviam decidido pela suspensão da greve, retomaram a paralisação.
Na Central de Custodia de Presos de Justiça (CCPJ), a manhã foi de filas e uma espera interminável para familiares. A visita foi suspensa por volta das 8h. Os agentes e inspetores penitenciários, que iniciaram a greve nessa sexta-feira, não cederam mesmo com a presença de homens da Policia Militar do Maranhão (PM-MA). A medida é em resposta ao confronto dessa sexta-feira entre grevistas e a PM-MA, que resultou em cinco agentes penitenciários feridos.
Medida foi em resposta a confronto entre grevistas e PM-MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)























Entre as solicitações das categorias, estão: subsídios equivalentes entre inspetor penitenciário e comissário de Policia Civil, assim como agente penitenciário e investigador de Policia Civil; implementação da aposentadoria especial para a categoria de atividades penitenciárias; escala de trabalho de 24 por 96 horas, contra as atuais 24 por 72 horas; a não retirada das gratificações dos servidores penitenciários no gozo de férias ou licença; equiparação do valor do vale-transporte dos agentes penitenciários de 2014; e substituição da nomenclatura de ‘agente penitenciário Temporário’ para ‘vigilante penitenciário temporário’.


Greve na Polícia Civil

Contrariando a decisão da última quinta-feira (16), os policiais civis do Maranhão retomaram a greve da categoria neste sábado. No Plantão Central no Parque do Bom Menino, na região central de São Luís, os policiais trabalharam em número reduzido.

A greve foi retomada após o Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol-MA) rejeitar, pela segunda vez, a proposta do governo do Maranhão, que prevê o aumento de 10% no subsídio da categoria.
G1MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário